sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

RE-FLEXÃO

 
"Re-flexão é uma nova flexão
É necessário sempre flexionar-se.
Flexionar é exercitar um músculo no movimento que o faz ativo e vivo.
É exercitar o espírito na cogitação sobre a vida e os homens.      
O que não se flexiona, parte, quebra, fratura.
O que se flexiona sempre, e de novo, torna-se mais forte."
(Artur da Távola, do livro Liberdade de Ser)





Já comecei a fazer uma reflexão num post anterior, sem querer, sem saber que o trabalho final seria uma re-flexão sobre o curso, nosso aprendizado, nossa formação.
Bom, continuarei por aqui.
Comecei a faculdade de Psicologia em Itajaí, um outro contexto, outra cultura, outras pessoas e outra fase da minha vida. Foi um longo caminho de mudanças... por mais que a gente ache que a gente nao muda, ela vem aos poucos, devagarzinho, sem que se perceba, mas a mudança vai acontecendo.
Desde o início do curso fiz terapia, o que foi extremamente importante para o meu conhecimento e crescimento pessoal.
Como já disse antes, entrei  no curso de Psicologia, meio sem saber o que era, impulsionada por uma força maior de conhecimento. Não é um curso fácil, mas também não é tão complicado se a gente se abrir pra novas experiências e novas teorias.
Mudei pro IPA,  na metade do curso, e no início tive medo e uma certa ansiedade do que iria encontrar. O medo não foi apenas por estar mudando de faculdade, mas também por estar mudando de cidade, de cultura, de vida. Essa ansiedade passou logo, me senti parte do grupo em pouco tempo.
Hoje me pego analisando como eu era no primeiro semestre e como sou hoje, e consigo notar  meu crescimento, o aprendizado que tenho a cada dia de aula, a cada texto que leio, a cada pesquisa que faço. Tudo me toca, tudo eu sinto, as vezes amo, as vezes odeio!
Já quase caí várias vezes, mas como diz a citação, a gente precisa ser flexível, tornando-se mais forte na volta. E realmente é isso que acontece. Algumas vezes achei que não conseguirira suportar o curso de Psicologia, caía e me levantava com outro entendimento, com outras questões, com um aprendizado cada vez maior sobre mim, sobre a vida, sobre os outros... 


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário