terça-feira, 30 de novembro de 2010

As três ecologias

Pra terminar o semestre li "As três ecologias" do Félix Guattari.Comecei a ler e não consegui parar mais até o fim. De início me deu um certo desespero, já explico o por quê, mas acho que foi isso que me insitgou a chegar ao fim do texto, pra ver se ele nos dava algum sinal de esperança na melhoria de tudo.
O meu desconforto a princípio foi por achar que realmente o mundo está perdido. Guattari inicia o livro falando que o planeta terra está em crise, desde os fenômenos de desequilíbrios ecológicos que estão no limite ameaçando a vida humana, como nós, seres humanos também estamos nos deteriorando, individualmente e coletivamente. A nossa rede familiar se reduz ao mínimo, mal conhecemos nossos vizinhos. Nosso comportamento se encontra padronizado e ossificado.
Achei o livro bem interessante e muito didático. O modo como ele expõe as coisas nos da uma certa noção de que tudo pode mudar fácil, basta a gente se empenhar para que as coisas aconteçam. Mas a gente sabe que na prática não é bem assim. A sociedade hoje vive uma fase sem ideais, cada um vivendo seu "EU". O consumo da mídia se intensifica cada vez mais e as pessoas se fecham nos seus lares, se tornando mais individualizadas, assim fechando os olhos para o mundo fora de si.
Resta-me uma única questão, onde iremos parar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário