domingo, 10 de outubro de 2010

SUBJETIVIDADE

Conceito de subjetividade:  é o mundo interno de todo e qualquer ser humano. Este mundo interno é composto por emoções, sentimentos e pensamentos.
Subjetividade vai além disso, além do mundo interno do indíviduo, ultrapassa o íntimo, os "modos de ser" são fabricados e modelados no registro social.
Por mais que eu entenda que LIBERDADE na realidade não existe, me gera uma certa angústia em saber que na verdade estamos sempre agindo de acordo com o social, os meus desejos, meus valores, minhas convicções são nada mais que nuances massificadas da vida social. Eu assumo essa subjetividade social para a existência da minha vida.

“Não importa o que fizeram do homem, mas sim o que ele faz daquilo que fizeram dele” SARTRE

Sartre mostra que a liberdade tem seus limites, aprisionando o ser, e ao mesmo tempo mostra que o homem é responsável pelos seus próprios atos. O homem é aquilo que ele mesmo faz de si, é a isto que chamamos de subjetividade.

Nossa subjetividade se constrõe dentro de um padrão de imagens, palavras e significados do social, criando padrões de comportamentos e sentimentos.


                                                DIFÍCIL, É DE FATO, SER DIFERENTE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário