terça-feira, 30 de novembro de 2010

As três ecologias

Pra terminar o semestre li "As três ecologias" do Félix Guattari.Comecei a ler e não consegui parar mais até o fim. De início me deu um certo desespero, já explico o por quê, mas acho que foi isso que me insitgou a chegar ao fim do texto, pra ver se ele nos dava algum sinal de esperança na melhoria de tudo.
O meu desconforto a princípio foi por achar que realmente o mundo está perdido. Guattari inicia o livro falando que o planeta terra está em crise, desde os fenômenos de desequilíbrios ecológicos que estão no limite ameaçando a vida humana, como nós, seres humanos também estamos nos deteriorando, individualmente e coletivamente. A nossa rede familiar se reduz ao mínimo, mal conhecemos nossos vizinhos. Nosso comportamento se encontra padronizado e ossificado.
Achei o livro bem interessante e muito didático. O modo como ele expõe as coisas nos da uma certa noção de que tudo pode mudar fácil, basta a gente se empenhar para que as coisas aconteçam. Mas a gente sabe que na prática não é bem assim. A sociedade hoje vive uma fase sem ideais, cada um vivendo seu "EU". O consumo da mídia se intensifica cada vez mais e as pessoas se fecham nos seus lares, se tornando mais individualizadas, assim fechando os olhos para o mundo fora de si.
Resta-me uma única questão, onde iremos parar? 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SER PSICÓLOGO

Por que todos estudantes de psicologia deveriam fazer terapia?
Bom, primeiramente nós estudantes de psicologia nos deparamos o tempo todo com questões que mechem conosco, não temos como simplesmente cursar a faculdade sem nos abrirmos para novas perguntas e respostas relacionadas ao ser humano.
Sempre falo que psicologia não é pra qualquer um, não é como fazer uma faculdade de administração ou economia, que lida com questões fixas, foras da gente.
Psicologia é complicado, nos leva a uma série de confusões e perguntas internas.
Quando escolhi essa profissão pra seguir não tinha a mínima idéia de como seria. Hoje sou fascinada, apaixonada, encantada por tudo o que leio, o que estudo, o que aprendo. Cada dia aparecem coisas novas. Cada dia me perco mais, cada dia me conheço mais...
Voltando a questão inicial, precisamos cuidar da nossa saúde mental, é preciso que nos desenvolvamos pessoalmente para poder trabalhar no crescimento das pessoas.
Nós somos nosso instrumento de trabalho, é extremamente importante nos conhecermos,  assim conseguimos compreender e perceber o outro numa maior clareza e intensidade.

"Ser psicoterapeuta é algo de profundo. Ajudar alguém a se ver, a se conhecer, a tomar posse de si mesmo é algo que, sem uma profunda humildade, dificilmente poderá acontecer. A responsabilidade e a complexidade da tarefa de responder terapeutica-mente ao pedido de ajuda de outro ser humano justificam a necessidade de maior consciência do futuro profissional sobre a concepção a respeito do que é ser psicoterapeuta e sua implicação de ordem prática na qualidade da sua formação profissional (Faleiros, 2004). "

Reflexão

Esse semestre foi um marco pra mim, meio confuso, porém com muitas descobertas pessoais e profissionais.
Houve um encantamneto da minha parte com Michel Maffesoli e acabei entrando "no mundo" teórico dele, li tudo que passava pela minha frente sobre.
Ele fala da questão do coletivo, das orgias. Orgia não apenas no sentido sexual da palavra, mas no sentido do coleitvo, de paixões, considera Deus o ser mais prostituído de todos, pois é o ser que as pessoas mais se apaixonam.
"
Orgia: expressa uma gama de sentimentos e paixões. Ela remete a um só tempo,
à cólera e à resistência,
à efervescência e à doçura,
à agitação e à superação de si mesmo." 


Numa era em que vivemos num total narcisismo, cada um no seu mundo, vem esse teórico pra bagunçar a minha cabeça e dizer que vivemos desde sempre na era do coletivo, por exemplo, os "EMOS, RAVES, PUNKS, IGREJAS..." cada um buscando grupos em que tenham afinidades e sintonias.

Acabo o semestre realizada, me sentindo cheia de energia e com uma motivação enorme de saber e aprender mais e mais...  levo comigo uma paixão maior ainda com a Psicologia, tendo a consciência de que ainda tenho um longo caminho de conhecimentos pela frente.

YIN / YANG

"Desde muito cedo os chineses haviam sentido e exprimido o fato de que cada homem possui uma parte  feminina e cada mulher, um elemento masculino. Essa constatação, em resumo, simples, que remete ainda à figura do hermafrodita ocidental, conduz à ambivalência estrutural. Essa ambivalência, de algum modo, é que baseia na qual irá se fundar a construção arquitetônica da sociedade. O princípio do yin e do yang na filosofia chinesa pode servir como simbolo de orgiasmo social: como se dá a conjunção dos contrários que permanecendo opostos, permitem figurações originais e unificadas?"

(A sombra de dioniso - Michel Maffesoli)

 Yang - o princípio ativo, diurno, luminoso, quente.
 Yin -  o princípio passivo, noturno, escuro, frio.